Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Posicào do radiador de óleo externo.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Aqueles prisioneiros que vem na bomba ainda são curtos hehe!

    Se a polia for do tipo original dá pra tirar fazendo "alavanca" com chave de fenda grossa ou alguma ferramenta que aguente o pau hehe! Se for esportiva, dá pra tirar fácil usando um saca polia comum e pequeno de 4" (o menor que tem) de 2 garras mesmo! Vai ter que tirar a lata que cobre o escape ali, aí já faz tudo.. fica fácil!

    Os prisioneiros você monta com trava rosca e deixe 24 horas de secagem antes de voltar o óleo para o motor. Isso vai garantir o tempo de secagem do silicone e do trava rosca. ;)

    Se for pagar pra fazer, fique junto pra não deixar fazerem cagada..

    Abraço!!

    Comment


    • #17
      São curtos??? PUTZ!!!!

      Qual o tamanho correto?

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Prof.X Ver Post
        São curtos??? PUTZ!!!!

        Qual o tamanho correto?
        Não tenho como medir pois já está montado! Deve ser por volta de 1,5 cm maior que aquele que vem no kit.

        Mas antes, você encaixa a bomba e a tampa e meça o quanto tem que ser maior! Aí é só comparar e comprar no tamanho certo!

        Cuidado que tem carcaças com os furos passantes.. aí se rosquear muito o prisioneiro na hora da instalação, ele vai pegar lá na engrenagem do comando hehe!

        Muita calma e atenção que tudo dará certo!

        Abraço!

        Comment


        • #19
          Boa noite! Ao Walter e pessoal de BH/Região:

          Preciso urgente daquele kit de regulador de pressão de óleo para fusca. Depois de estourar 4 filtros (3 com motor frio e 1 com motor quente) consegui emprestado um manômetro e instalei pra conferir.. mas antes tirei a mola de pressão que tinha 73mm e cortei, deixando com 64mm, próximo da medida dos fuscas mais novos. Mesmo com o novo óleo mais fino 10w40, ainda está com muita pressão a frio, dando 3,5 a 4 bar na lenta..

          Ah, e a pressão à frio na marcha lenta tem que dar quanto? Os mesmos 2 bar a quente em 2500rpm????

          Preciso do kit de regulagem!! Urgente!!! Alguém sabe onde posso conseguir o kit aqui em BH?

          VALEU!!

          Comment


          • #20
            Boa noite! Ao Walter e pessoal de BH/Região:

            Preciso urgente daquele kit de regulador de pressão de óleo para fusca. Depois de estourar 4 filtros (3 com motor frio e 1 com motor quente) consegui emprestado um manômetro e instalei pra conferir.. mas antes tirei a mola de pressão que tinha 73mm e cortei, deixando com 64mm, próximo da medida dos fuscas mais novos. Mesmo com o novo óleo mais fino 10w40, ainda está com muita pressão a frio, dando 3,5 a 4 bar na lenta..

            Ah, e a pressão à frio na marcha lenta tem que dar quanto? Os mesmos 2 bar a quente em 2500rpm????

            Preciso do kit de regulagem!! Urgente!!! Alguém sabe onde posso conseguir o kit aqui em BH?

            VALEU!!

            Comment


            • #21
              UP!!!!

              Ah, tirei o suporte do filtro e abri rosca pra montar o manômetro e conferir a pressão que chega nele..

              A frio (30°C) na marcha lenta em 1000 rpm está dando 3,5 a 4 bar de pressão na CEBOLINHA. Na mesma condição porém com o manômetro ali no suporte do filtro, está dando 8 a 8,5 bar! hehehe!

              Aí tem que estourar mesmo!!!

              Já mudei o filtro de posição. Agora vai ficar no final da linha, já perto do motor. Foi só inverter as mangueiras e montar o filtro do outro lado (em andamento). Amanhã eu finalizo e confiro se deu diferença. Depois vou instalar a mola original do fusca itamar e conferir de novo.

              VALEU!!

              PS: ainda preciso do regulador de pressão.. ajuda ae!!

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                UP!!!!

                Ah, tirei o suporte do filtro e abri rosca pra montar o manômetro e conferir a pressão que chega nele..

                A frio (30°C) na marcha lenta em 1000 rpm está dando 3,5 a 4 bar de pressão na CEBOLINHA. Na mesma condição porém com o manômetro ali no suporte do filtro, está dando 8 a 8,5 bar! hehehe!

                Aí tem que estourar mesmo!!!

                Já mudei o filtro de posição. Agora vai ficar no final da linha, já perto do motor. Foi só inverter as mangueiras e montar o filtro do outro lado (em andamento). Amanhã eu finalizo e confiro se deu diferença. Depois vou instalar a mola original do fusca itamar e conferir de novo.

                VALEU!!

                PS: ainda preciso do regulador de pressão.. ajuda ae!!

                Bem que eu achei estranho estorar o filtro depois do regulardor hehehe

                Posta uma imagem ai de como está e de qual é a forma correta para eu não cometer o mesmo erro quando instalar o meu filtro :p

                Comment


                • #23
                  Pois é! Por isso gosto de passar os detalhes! Se alguma coisa deu certo ou errado, tem que dizer pois já evita que outros tenham o mesmo problema!

                  Só não confunda! Ele está estourando ANTES do regulador! Ou seja, há restrição na linha que faz a pressão subir acima do normal e estourar o filtro. É sabido que uma linha de pressão longa + radiador, no final dela a pressão já é menor.. então farei assim! Ficará assim:

                  bomba + mangueira (lado esquerdo) até o radiador frontal + radiador + mangueira retorno (lado direito) até filtro lado direito preso na torre do amortecedor + mangueira curta até o motor. Pronto!

                  Agora a tarde já passo quanto deu de diferença! Se a pressão ainda tiver alta, tiro um pouco de pressão na mola e vou aferindo.

                  Abraço!

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                    Pois é! Por isso gosto de passar os detalhes! Se alguma coisa deu certo ou errado, tem que dizer pois já evita que outros tenham o mesmo problema!

                    Só não confunda! Ele está estourando ANTES do regulador! Ou seja, há restrição na linha que faz a pressão subir acima do normal e estourar o filtro. É sabido que uma linha de pressão longa + radiador, no final dela a pressão já é menor.. então farei assim! Ficará assim:

                    bomba + mangueira (lado esquerdo) até o radiador frontal + radiador + mangueira retorno (lado direito) até filtro lado direito preso na torre do amortecedor + mangueira curta até o motor. Pronto!

                    Agora a tarde já passo quanto deu de diferença! Se a pressão ainda tiver alta, tiro um pouco de pressão na mola e vou aferindo.

                    Abraço!
                    Oh! Só de mudar o filtro de óleo para o final da linha já caiu 4 bar de pressão!! Dos 8 a 8,5 bar com o filtro no início da linha, caiu pra 4 a 4,5 com o filtro no final da linha!! SHOW!! :P

                    Amanhã finalizo os testes. Por enquanto as pressões ficaram assim (com filtro no final da linha, junto do amortecedor traseiro lado direito - definitivo):

                    * motor quente a 80°C, lenta 1000 rpm, 2.2 bar no filtro
                    - motor quente a 80 °C, 2000 rpm, 3.8 bar no filtro
                    - motor quente a 80°C. 2600 rpm, 4.2 bar no filtro

                    * motor quente a 80°C, lenta 1000 rpm, 1.6 bar na cebolinha
                    - motor quente a 80°C, 2000 rpm, 2.6 bar na cebolinha
                    - motor quente a 80°C, 2500 rpm, 3.0 bar na cebolinha

                    * motor quente a 90°C, lenta 1000 rpm, 1.4 bar na cebolinha
                    - motor quente a 90°C, 2500 rpm, 2.6 bar na cebolinha
                    - motor quente a 90 °C, 3000 rpm, 3.0 bar na cebolinha

                    Já sei que na lenta a frio fica nos 4 a 4.5 bar no filtro. Quando acelerei frio a 2000 (com o furico na mão hehe, afinal, foram 4 filtros estourados..) a pressão no filtro foi a 5.0 bar. Amanhã vou tomar coragem e acelerar a frio até 2500 rpm pra ver quanto dá no filtro. Se não passar muito de 5.5 bar, considero satisfatório por enquanto. Preciso ver também como fica a pressão no filtro com motor quente, acima de 3000 rpm. #comfuriconamao

                    E acelerar acima de 2500 rpm, somente com o motor aquecido, acima de 80°C.

                    Até amanhã! :P
                    Last edited by Delriobr; 01-11-2016, 10:25 PM.

                    Comment


                    • #25
                      Sem querer querendo achei uma página com fotos de uma montagem de radiador extra.. e por coincidência ou não, o filtro ficou no mesmo lugar que o meu, no final da linha! :P

                      http://slowvolks.blogspot.com.br/201...-conexoes.html

                      Creio que o certo é isto mesmo pra nós meros mortais brasileiros com verba reduzida... ehehe!! Só acho que radiador ali embaixo do chiqueirinho não adianta nada.. ainda mais sem ventoinha! Ali só serve pra quando parar no semáforo ou andando devagar pela cidade. Em estrada, resolve nada! ;(

                      Bora voltar aos testes!
                      Last edited by Delriobr; 02-11-2016, 09:47 AM.

                      Comment


                      • #26
                        Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                        Sem querer querendo achei uma página com fotos de uma montagem de radiador extra.. e por coincidência ou não, o filtro ficou no mesmo lugar que o meu, no final da linha! :P

                        http://slowvolks.blogspot.com.br/201...-conexoes.html

                        Creio que o certo é isto mesmo pra nós meros mortais brasileiros com verba reduzida... ehehe!! Só acho que radiador ali embaixo do chiqueirinho não adianta nada.. ainda mais sem ventoinha! Ali só serve pra quando parar no semáforo ou andando devagar pela cidade. Em estrada, resolve nada! ;(

                        Bora voltar aos testes!
                        Estou usando um radiador grande ao lado do cambio com ventoinha e realmente é ineficiente.
                        Não fiz teste em rodovia para ver como fica mas acho que vai melhorar um pouco.
                        2276 FK8 .

                        Comment


                        • #27
                          Grande Luiz!! Talvez se instalar um captador de ar para o radiador ao lado do câmbio ele pode funcionar bem! Mas aí tem que andar com o carro mais alto...

                          Segue o teste final da pressão do óleo!!

                          Teste de pressão de óleo motor vw a ar com sistema de circulação (radiador frontal + filtro)

                          Por Rafael Del Rio de Rezende – vulgo “Delrio”
                          www.fusca4ever.com.br

                          Pressão de óleo na cebolinha

                          - motor frio 30°C, 1000 rpm, 3.2 bar
                          - motor frio 30°C, 2000 rpm, 3.6 bar
                          - motor frio 30°C, 2500 rpm, 4.0 bar

                          - motor quente 80°C, 1000 rpm, 1.6 bar
                          - motor quente 80°C, 2000 rpm, 2.6 bar
                          - motor quente 80°C, 2500 rpm, 3.0 bar

                          - motor quente 90°C, 1000 rpm, 1.4 bar
                          - motor quente 90°C, 2000 rpm, 2.2 bar
                          - motor quente 90°C, 2500 rpm, 2.6 bar
                          - motor quente 90°C, 3000 rpm, 3.0 bar

                          - motor quente acima de 80°C, acima de 3000 rpm, 3 a 3.2 bar constantes
                          regulador de pressão original mantém 3.0 bar dos 3000 rpm até onde o motor girar
                          bujão com arruela alumínio (vedação) + mola 63 mm + pistãozinho


                          Pressão de óleo no filtro

                          - motor frio 30°C, 1000 rpm, 4.2 bar
                          - motor frio 30°C, 2000 rpm, 6.2 bar
                          - motor frio 30°C, 2500 rpm, 6.8 bar
                          - motor frio 30°C, 3000 rpm, 7.2 bar

                          - motor quente 80°C, 1000 rpm, 2.2 bar
                          - motor quente 80°C, 2000 rpm, 3.8 bar
                          - motor quente 80°C, 2500 rpm, 4.2 bar
                          - motor quente 80°C, 3000 rpm, 5.0 bar
                          - motor quente 80°C, 3200 rpm, 5.6 bar

                          - motor quente 85°C, 4000 rpm, 6.0 bar
                          - motor quente 85°C, 5000 rpm, 7.2 bar


                          Motor VW a ar 1776cc, comando 276°, escape 4x1 com catalizador e abafador de puma
                          Óleo Havoline Semi Sintético 10w40 SN – 4,5 litros total
                          Radiador frontal feito com 2 radiadores de fusca soldados um ao outro
                          Mangueiras hidráulicas Hylik Hard Rock R6 3/8”- 300 PSI (28 bar)
                          Terminais/conexões de 3/8” prensados, com diâmetro interno de 7mm
                          Terminais de entrada e saída da bomba com diâmetro interno de 5 mm
                          Bomba Schadek circulação 30 mm
                          Suporte para filtro de óleo EMPI
                          Filtro de óleo Tecfil PSL 560
                          Manômetro pressão óleo Planatc MPO-500

                          Fotos:
                          https://goo.gl/photos/iNF1ZpXLzEsgPG1h8


                          É isto! Pelo jeito o filtro deve ser montado no final da linha e já perto do motor (torre do amortecedor lado direito).
                          NUNCA passar de 2500 rpm com motor frio.
                          Só pode pisar pra valer quando o óleo chegar pelo menos aos 80°C.
                          Já andei de carona num passat turbo e vinha 7 bar de pressão de óleo quando ele começava a dar rotação.. pelo jeito o filtro aguenta. No meu carro estava estourando pois já dava 8.5 bar na MARCHA LENTA hehehehehe!! Bastava acelerar um pouco e essa pressão devia estar lá nos 10, 12 bar ehehehe! Aí explode meeeesmo!

                          Futuramente vou trocar apenas as conexões de entrada e saída da bomba por outras com diâmetro maior e boa! Boto um manômetro definitivo e acabou! :P

                          Não consegui esquentar o óleo até 90°C.. ele tava esfriando ao invés de esquentar heheheh! Cravou nos 85 e ficou.. deixei um pouco e quando olhei já estava nos 82°C hehehe! Meu setup da injeção está regulado pra baixar a temperatura.. e vamos nós refazer o mapa! :P

                          O filtro que eu recomendo é o Tecfil PSL 145 ou 148 (Fiesta 1.6 flex) e o Tecfil PSL 560 ou 562. Só mudam os tamanhos.

                          Pela pesquisa que eu fiz sobre pressão de bomba de óleo (catálogos Schadek, Brosol, Kit Test) os motores do Gol tem que trabalhar com no máximo 7 bar em altas rotações. A frio, antes dos testes e alterações ele aguentou 8.5 bar sem estourar.. então tá filé!

                          Sai de mim giclê!!... "vem ne mim injeção programável"

                          Abraços!!
                          Last edited by Delriobr; 03-11-2016, 12:09 PM.

                          Comment


                          • #28
                            Que trabalho Primoroso Delrio!!!!

                            Isso fica como uma excelente referencia para o futuro, a minha unica preocupação ficou porque eu não pretendo por Radiador externo!!!

                            Se você estorou o filtro com ele antes do radiador fico pensando se terei problemas...


                            Quem sabe em janeiro eu consigo um tempo pra ir conhecer o seu possante!!

                            PS:Eu comprei uma bomba dessas:

                            Comment


                            • #29
                              Valeu! Assim que puder trocar minhas conexões de entrada e saída da bomba eu refaço os testes e posto novamente!

                              Então, mesmo sem radiador, basta ter cuidado para não passar muito de 2500 rpm com motor frio. A partir dos 70-75°C já pode ir até 3000 rpm. Depois dos 85°C é só alegria hehe!

                              O filtro aguentou 8.5 bar tranquilo.. quando estourou devia estar nos 10 a 12 bar eheheh!

                              A bomba é exatamente esta! Atente para não montar com niples/conexões com diâmetro interno menor que 7 mm. Acho que minha restrição está vindo dali. Tive que montar com conexão tipo olhal porque não achei outra com rosca M16 que desse ali, a não ser aquela comum tipo mangueira de jardim (espigão) pra usar com abraçadeira. Agora não tem jeito, vou comprar estes espigões e mandar prensar.. vai que dá certo!

                              Mande fazer rosca igual da cebolinha (1/8" NPT)lá no suporte do filtro e tampe com uma cebolinha.. quando tiver acesso a um manômetro, instale-o ali e veja quanto dá de pressão no seu filtro! A cebolinha custou 10 reais e o serviço de torno foi 15 reais. Valeu a pena! ;)

                              O filtro use um dos 2 que indiquei acima! De preferência o do Fiesta. ;)

                              Abraço!
                              Last edited by Delriobr; 04-11-2016, 04:52 PM.

                              Comment


                              • #30
                                Postado originalmente por Prof.X Ver Post
                                Peças compradas!!
                                Assim que eu tiver tempo para instalar eu mando fotos..

                                Aproveitei e comprei junto as capas de tucho de nylon ajustáveis. Quem sabe agora pinga pinga de oleo acaba! :p
                                Qual modelo de bomba você comprou?

                                Comment

                                Working...
                                X